Blender edição de vídeo vale a pena aprender?

Vamos falar sobre o Blender edição de vídeo, vale a pena fazer curso? Ele é fácil de usar? Quais as vantagens e desvantagens do Blender comparado ha outros editores de vídeo? Sabemos que ele é gratuito, podemos comparar com Premiere, Sony vegas e outros editores pagos?

Vamos as vantagens do Blender, ele é gratuito, é um software livre, ele permite você inserir vários vídeos um em cima do outro com muita facilidade, ele é multiplataforma, tem tradução para português do Brasil, tem opção de tratar as cores do vídeo e corrigir balanço de cor, tem vários efeitos por padrão para vídeo e imagem, trabalho com quadros chaves que você pode criar manualmente fade in, fade out, também o mesmo efeito pode ser feito para cores e áudio, ele exporta qualquer resolução que suporte seu hardware como 4k, tem Chroma key. Vamos falar das desvantagens, como eu gosto do Blender, é um pouco difícil fazer essa parte do post, mas vamos lá, bem ele não tem muitos plugin para edição de vídeo como outros editores conhecidos, é muito difícil achar algum preset de cores que é comum no Premiere por exemplo, ele não sincroniza vídeo com diferentes tipos de frames, exemplo um vídeo foi gravado 29 frames e outro 60 frames, tem solução? Sim, você pode converter todos usando um programa de conversão como Winff para um frame padrão, como 29 frames para todos os vídeos que for editar, tem como sincronizar manualmente usando a faixa de controle de velocidade, mas eu prefiro converter todos para um padrão, pois fazer manualmente vai tomar mais tempo, e tempo e edição é um fator importante, principalmente vídeo grande, como estamos falando de sincronização, vamos falar sobre sincronização de áudio, digamos que você tenha que sincronizar dois vídeos com que foram gravados com duas câmeras, no Bleder você vai sincronizar buscando um ponto de referência nos dois e ajustar manualmente, bem isso toma bastante tempo na hora de editar, se for só 1 vez fazer isso de boa, mas sincronizar vários vídeos toma um certo tempo, no Premiere você seleciona os 2 vídeos, clica botão direito do mouse e clica para sincronizar, ele procura automaticamente as ondas de áudio e sincroniza. Na parte que você visualiza o vídeo não da para arrastar as coisas que estão lá, como um texto ou logo que você coloca em cima do vídeo, você faz isso manualmente clicando e arrastando no painel de opções, já no Premiere você clica ali e arrasta, seja imagem, vídeo ou texto.

 

Mas então vale a pena aprender editar vídeo no Blender? Sim vale muito, e de vez enquanto ainda utilizo ele, mas para produtividade de edição de vídeo comparado a outros editores pagos ele ainda está bem longe do termo produtividade de edição, percebi que demora muito mais tempo editar no Blender por ele não ter certas funcionalidade, por algumas que tem você tem que fazer manualmente, eu olho o Blender e acredito que no futuro ele estará melhor, a gente precisa criar mais conteúdo sobre ele para que mais pessoas possam conhecê-lo, ter mais desenvolvedores criando plugins, presets e melhorias para o Blender, em resumo podemos dizer que ele é um dos melhores programas gratuitos de edição de vídeo, comparando com outros pagos na data atual deste post ainda está muito atrás, quando falo atrás é a parte de edição de vídeo do Blender, lembrando que ele tem muitos recursos que outros programas pagos não tem, como a parte 3D e criação de jogos, ele é um verdadeiro canivete, mas a parte de edição ainda está bem atras. Se você me perguntar, consigo editar um vídeo profissionalmente no Blender igual programas pagos? Sim consegue, mas o tempo que você vai levar editando será muito maior. O que falta realmente no Blender é plugins e presets para que você adiciona e consiga fazer coisas incríveis, como ele tem muito pouco ainda é bem limitado. Você olha um vídeo no YouTube com uma transição massa, bem diferente, ai no Blender não tem, você tenta procurar se existe como adicionar também não acha, melhorando essas questões acredito que o Blender tem potencial de chegar no mesmo padrão que os editores pagos.

Rafa Guarapa

Compartilhar conhecimento & ensinar de uma forma livre e colaborativa ?